Instalada em caráter provisório em um pavilhão as IV Feira Nacional da Indústria, no Parque Água Branca (atual Parque Dr. Fernando Costa) no dia 03 de Novembro de 1943, esta unidade do SENAI oferecia cursos regulares para aprendizes de ofício e de preparação de trabalhadores menores, divididos em 120 vagas de ajustagem, caldeiraria, funilaria, ferraria, serralheria, tornearia mecânica e carpintaria, além de uma seção especial para demonstração de adestramento têxtil.

Em 22 de setembro de 1945 a Escola ganhou prédio próprio ( o primeiro de toda rede SENAI do estado de São Paulo), localizado na rua Tagipuru, e passou a ter 14 cursos para ocupações diferentes nas áreas de Mecânica e Tornearia.

Em 28 de agosto de 1959 esta unidade recebeu o nome de Escola SENAI “Horácio Augusto da Silveira” em homenagem ao educador paulista que implantou a rede de escolas profissionais do Estado. Já em 1984 houve uma reformulação nas instalações da escola para que em 1986 fosse inaugurada a oficina de panificação.

Dez anos depois, a oficina foi ampliada para a implantação do “Moderno Centro Técnico de Panificação e Confeitaria”. Em 1999, os cursos nas áreas de Mecânica e Tornearia foram desativados para a instalação do Centro de Tecnologia de Alimentos.

E finalmente em 2003 a escola foi totalmente reformada para a implantação do Curso Técnico, além dos vários cursos de formação inicial e continuada voltados para área de alimentação, contando com profissionais renomados, com a intenção de oferecer à indústria paulista uma vasta gama de serviços em educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.

O curso Técnico de Alimentos é ministrado nos períodos manhã, tarde e noite, com duração de 02 anos.