> 13/08/2018

Laboratório do Instituto Senai de Alimentos e Bebidas recebe nota máxima

O laboratório do Instituto Senai de Alimentos e Bebidas foi o que obteve os melhores resultados dentre os laboratórios avaliados.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), entidade do governo eleita como laboratório modelo pela ANVISA, realizou em julho o Programa de Comparação Interlaboratorial em Café Torrado e Moído. O programa o consiste em uma série de medições realizadas independentemente por um grupo de laboratórios, permitindo avaliar o trabalho dos laboratórios participantes através dos resultados obtidos e orientando na detecção de erros.

Participaram 11 laboratórios distribuídos pelo Brasil, dentre eles o Laboratório do Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas. A identidade dos laboratórios foi mantida em sigilo por meio de códigos. Cada laboratório participante recebeu seu código para que cada um identifique seus próprios resultados, mas permitindo a comparação com seu concorrente.

As amostras foram preparadas e analisadas pela Serviço de Microscopia de Produtos Instituto Octávio Magalhães da Funed que estipulou um índice (Z-score) para cada teste. Este índice mede o quanto uma medida se afasta da média em termos de desvio padrão, sendo que um Z-score próximo de zero indica resultado próximo da média dos resultados. O desejável é que o valor de Z esteja entre -2 < Z < +2. Valores absolutos de Z maiores que 2,0 indicam um sinal de alerta ao laboratório. Já um valor absoluto maior que 3.0 deve ser considerado como um sinal de ação, para a garantia dos resultados do laboratório.

Os laboratórios foram avaliados segundo os seguintes ensaios:

  • Matriz com fraude (milho)
  • Matriz com impurezas

 

O Instituto Senai de Alimentos e Bebidas foi o que obteve os melhores resultados, obtendo o Z-score praticamente igual a zero (0,01), como mostra o gráfico abaixo.

Gráfico Interlaboratorial

Não é por acaso que o Laboratório do Instituto Senai de Alimentos e Bebidas foi o escolhido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) para realizar os ensaios necessários para a obtenção dos Selos de Pureza e Qualidade ABIC.

Além de ser referência nas análises de café, o Instituto Senai é especializado na determinação e extensão do shelf life de todo tipo de produto alimentício e está investindo pesado em equipamentos e na qualificação dos seus profissionais.

Conheça a equipe do Laboratório do Instituto Senai de Alimentos e Bebidas:

 Lilian Lab

 

 Samira Lab

 

 Fabio Lab

Lilian Maria Ricardo Duarte

 

Samira Carla dos Reis

 

Fábio Brito de Azevedo

Química industrial, pós-graduada em gestão da qualidade em alimentos. Com 33 anos de experiência na área de alimentos. Atua desde 2007 como Supervisora do Laboratório de prestação de serviços e desde 2002 como técnico de ensino desta instituição.

 

Técnica e Tecnóloga em Alimentos. Possui experiência em controle de qualidade em indústria de alimentos e em análises de alimentos.  Atuou em controle de qualidade de pastifício, e desde 2005 atua em laboratório análises físico-químicas, microbiológicas, microscópicas e instrumentais em alimentos.

 

Químico Industrial com formação Técnica em Alimentos. Possui experiência em análises físico-químicas, microscópica e instrumental em ensaios de alimentos. Participa da implantação e certificação ISO/IEC 17025 no Laboratório de Ensaios em Alimentos do Instituto SENAI. Atua desde 2013 como técnico de laboratório.

 

Conheça um pouco da nossa estrutura:

Lab Instituto

O laboratório do Instituto Senai realiza todo tipo de ensaio e análise em alimentos e bebidas, confira aqui a lista completa!

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar