> 11/10/2018

Marco Regulatório de Suplementos: Grandes Oportunidades

Veja como foi o seminário que apresentou as grandes oportunidades escondidas na nova regulamentação da área de suplementos

O seminário Marco Regulatório de Suplementos: Perspectivas e Desafios da Indústria de Alimentos que foi realizado no auditório do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas foi um grande sucesso. Em parceria com a Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), o evento contou com especialistas de renome na área de assuntos regulatórios para alimentos. Participantes vieram de todo o país e lotaram o auditório com capacidade para 120 pessoas.

Evento Suplementos

Após a abertura do evento realizada pela Coordenadora de Relacionamento com a Indústria, Eny da Graça Paiva Centini, e do presidente da Abenutri, Marcelo Bella, a Profª Suzana Caetano da Silva Lannes, presidente da sbCTA (Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos), apresentou um breve histórico da regulamentação na área de alimentos e apontou os principais pontos de mudança da nova regulamentação.

Evento Suplementos

 

Tatiana Tribess, Coordenadora Técnica do Instituto Senai, conduziu o evento, apresentando a primeira palestrante: Juliane Miranda, P&D da empresa Nunesfarma, que explanou sobre o uso de nutrientes-chave, presentes na lista positiva da Anvisa, no desenvolvimento de suplementos inovadores para todo tipo de público (crianças, idosos, gestantes, etc).

Evento Suplementos

 

Na sequência, a Coordenadora Técnica da Abenutri Dayana Araújo Nardin falou dos benefícios de diversos ingredientes aprovados pela Anvisa para melhoria da performance de atletas.

Evento Suplementos

 

Ellen Moraes Carvalho, Especialista em Assuntos Regulatórios da Lactalis, deu continuidade à palestra, explicando sobre a importância dos derivados de leite para a área de suplementos, destacando vantagens ambientais no aproveitamento do soro do leite para a produção de proteína (Whey Protein).

 

A primeira série de palestras do dia foi encerrada com um debate entre os palestrantes, que esclareceram dúvidas dos espectadores.

Evento Suplementos

 

A parte da tarde foi aberta pela tão aguardada Dra. Thalita Antony de Souza Lima, Gerente Geral de Alimentos da Anvisa. Ela esclareceu como foi o processo de desenvolvimento da nova regulamentação, evidenciando a preocupação com a celeridade dos processos, flexibilidade das listas positivas e comprometimento com a segurança e eficácia dos nutrientes aprovados. Ao final da sua explanação, Dra. Thalita respondeu aos questionamentos do público presente.

Evento Suplementos

 

A Dra. Ellen Lopes e a Aline Nakele, da empresa Food Design, levantaram as principais questões do documento de Perguntas & Respostas da Anvisa, esclarecendo diversos pontos.

Evento Suplementos

 

Foram seguidas pela apresentação da especialista em Assuntos Regulatórios e Segurança Alimentas do Instituto Senai de Alimentos, Viviane Cremaschi Lima, que abordou a importância da rotulagem dos suplementos para comunicar transparência e credibilidade, agregando atributos positivos à marca e fidelizando os clientes.

Evento Suplementos

 

Na sequência, Daniela Pansani, Coordenadora de Assuntos Regulatórios e Desenvolvimento de Novos Produtos na GDS, tratou sobre os impactos das alegações aprovadas pela Anvisa na área de suplementos.

 

André Joyce Cunha, da HP Nutrition, encerrou a série de palestras explicando o grande salto de qualidade no aspecto jurídico dado pela nova regulamentação e reforçou o importante papel da indústria de suplementos na aprovação de novos nutrientes e novas alegações.

 

O debate com os palestrantes mediado por Anderson Zonato, Coordenador de Marketing do Instituto Senai de Alimentos, encerrou o dia, discutindo sobre os impactos da nova regulamentação na comunicação e na rotulagem dos suplementos.

Evento Suplementos

O evento foi uma grande oportunidade para o público presente enxergar as grandes oportunidades escondidas na nova regulamentação de suplementos alimentares.

O Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas está sempre atento aos movimentos do mercado e preocupa-se em difundir informações relevantes dos principais especialistas do país. Nos acompanhe no LinkedIn para acompanhar as novidades do setor.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar